Anúncio

Portfólio 01 Inglês 01

EXERCÍCIO 1

Esta atividade de portfólio é baseada na leitura e compreensão da reportagem “Why Are There Still So Few Women in Science?”, do The New York Times Magazine.

Acesse-a em:
http://www.nytimes.com/2013/10/06/magazine/why-
are-there-still-so-few-women-in-science.html

Leia o texto indicado e responda as questões abaixo.

1. Antes de mais nada, determine:

a. O(a) autor(a) da reportagem.
R: EILEEN POLLACK

b. A data de publicação da reportagem.
R: 03 de outubro de 2013

c. O assunto de que trata a reportagem.
R: O motivo de haver poucas mulheres na ciência.




2. Considere o primeiro parágrafo da reportagem:

Last summer, researchers at Yale published a study proving that physicists, chemists and biologists are likely to view a young male scientist more favorably than a woman with the same qualifications. Presented with identical summaries of the accomplishments of two imaginary applicants, professors at six major research institutions were significantly more willing to offer the man a job.
If they did hire the woman, they set her salary, on average, nearly $4,000 lower than the man’s. Surprisingly, female scientists were as biased as their male counterparts.

Indique entre as alternativas abaixo uma informação presente nesse parágrafo.

a. Seis professores consultados gostariam de contratar mulheres.
b. Professoras responderam à pesquisa de maneira diferente da dos professores.
c. Os salários das mulheres em Yale são $4,000 menores que os salários dos homens.
d. A pesquisa consistiu em apresentar a professores de 6 instituições de pesquisa currículos equivalentes de 2 candidatos hipotéticos.

R: (d)

3. Encontre no texto a definição de “áreas STEM”. Nesse caso, indique quais das áreas abaixo são “STEM”.

I. Engenharia Química
II. Direito
III. Filosofia
IV. Ciência da Computação
V. Física Experimental
VI. Turismo

R: I, IV, V.


4. Considere o seguinte trecho da reportagem.

That cultural signals can affect a student’s ability to perform on an exam has long been known. In a frequently cited 1999 study, a sample of University of Michigan students with similarly strong backgrounds and abilities in math were divided into two groups. In the first, the students were told that men perform better on math tests than women; in the second, the students were assured that despite what they might have heard, there was no difference between male and female performance. Both groups were given a math test. In the first, the men outscored the women by 20 points; in the second, the men scored only 2 points higher.

Com relação ao estudo descrito nesse trecho, pode-se afirmar que:

a. Uma turma de alunos da Universidade de Michigan foi dividida em dois grupos, um de homens, outro de mulheres, ao quais foram dados exames de Matemática.
b. No primeiro grupo, os homens tiraram notas maiores que as mulheres e, no segundo grupo, as mulheres tiraram notas mais altas que os homens.
c. Os pesquisadores disseram ao primeiro grupo que homens são, em média, melhores que as mulheres em testes de Matemática.
d. Os pesquisadores disseram ao segundo grupo que homens são, em média, piores que as mulheres em testes de Matemática.

R: (a)




EXERCÍCIO 2

A finalidade desta atividade de portfólio é testar sua habilidade de extrair informação relevante de um artigo específico da Wikipedia em Inglês.
Consulte o seguinte artigo sobre uma personalidade histórica e responda o questionário a seguir.

https://en.wikipedia.org/wiki/Sofia_Kovalevskaya

1. Sobre a personalidade à qual o artigo se refere, indique:

a. Seu nome.
R: Sofja Wassiljewna Kowalewskaja
b. Local e ano de nascimento.
R:Império Russo, 1850
c. Local e ano de falecimento.
R:Suécia  1891
d. Área de atuação científica.
R:Matemática
e. Nome de seu orientador de doutorado.
R:Karl Weierstrass

Para as duas próximas questões, considere especificamente o seguinte trecho do artigo:

After two years of mathematical studies at Heidelberg under such teachers as Hermann von Helmholtz, Gustav Kirchhoff and Robert Bunsen, she moved to Berlin, where she had to take private lessons from Karl Weierstrass, as the university would not even allow her to audit classes. In 1874 she presented three papers—on partial differential equations, on the dynamics of Saturn’s rings and on elliptic integrals—to the University of Göttingen as her doctoral dissertation. With the support of Weiers-trass, this earned her a doctorate in mathematics summa cum laude, bypassing the usual required lectures and examinations.

She thereby became the first woman in Europe to hold that degree. Her paperon partial differential equations contains what is now commonly known as the Cauchy–Kovalevskaya theorem, which gives conditions for the existence of solutions to a certain class of those equations.


2. Indique abaixo uma informação que NÃO PODE ser deduzida do trecho acima:

a. O número de artigo científicos que nossa personalidade sob estudo publicou ao longo da vida.
b. Alguns lugares onde essa personalidade viveu.
c. Os nomes de alguns professores dessa personalidade.
d. Algumas áreas às quais essa personalidade fez contribuições.
R: (a)

3. Um feito de nossa personalidade histórica que é mencionado no trecho acima é:

a. Ter descoberto os anéis de Saturno.
b. Ter sido a primeira mulher na Europa a obter um Doutorado em
Matemática.
c. Ter sido a primeira pessoa a estudar Equações Diferenciais Parciais.
d. Ter sido a primeira aluna de Gustav Kirchhoff.

R:(b)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncio